Por: Priscilla Aguiar 15/08/2012
Fonte: Jornal "O Fluminense". Clique na imagem para ampliá-la |
Responsável pela implantação da ligação já iniciou sondagens, estudo geológico e topográfico. Concessão de exploração terá um prazo de 35 anos e custo de R$ 171,5 milhõesO túnel que fará a ligação entre os bairros de Charitas e Cafubá e é apontado como uma das soluções para melhoria do trânsito da cidade está perto de virar realidade. A Prefeitura de Niterói oficializou, na última terça-feira, a escolha da empresa Via Oceânica S/A como a responsável para implantar e gerir a ligação rodoviária Charitas-Cafubá. A concessão para a exploração será pelo prazo de 35 anos a um custo de R$ 171,5 milhões. A primeira etapa da obra, que é a elaboração do Projeto Executivo, tem previsão de ser concluída até o início de 2013.A empresa informou que já deu início ao processo, que envolve sondagens e estudos geológicos e topográficos da área. Após a aprovação do projeto, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), deve emitir o alvará de construção, e só então a concessionária poderá dar início às obras.A concessão compreende a construção de dois túneis rodoviários de 1,35 quilômetros de extensão cada um, ligando a Região Oceânica, pelo Cafubá, às praias da Baía de Guanabara, em Charitas. A empresa informou que antes do Projeto Executivo ficar pronto não é possível precisar o percurso, nem onde vão começar e terminar os túneis. Entretanto, o projeto inicial definia que os túneis ligariam a Avenida Prefeito Sílvio Picanço à Avenida Cruz Nunes. A previsão é que a obra custe R$ 98 milhões.A tarifa de pedágio é R$ 4,50 para cada sentido, conforme estipulado no edital de licitação. O valor, segundo a empresa responsável pela gestão do túnel, é menor que o do custo dos dois litros de gasolina, gastos para percorrer o trajeto de 22 quilômetros que liga os dois bairros.Os moradores da Região Oceânica, que há anos esperam por uma ligação mais rápida com os bairros da Zona Sul, comemoraram a notícia.“Vai facilitar muito a nossa vida. Há anos escutamos promessas do túnel, espero que dessa vez seja construído”, disse o analista de sistemas Rodrigo Alves, de 36 anos.A implantação do túnel é estudada já há alguns anos como alternativa para melhorar o trânsito na Região Oceânica e seus acessos. Em 2002, o projeto foi incorporado ao Plano Urbanístico da cidade. Em 2009, foi integrado ao Plano Municipal de Transporte e Trânsito, do arquiteto Jaime Lerner, que prevê cinco terminais rodoviários, incluindo o de Piratininga e o de Charitas, ligados pelo túnel.
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