quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Desafios da Democracia Participativa, agora num Web-curso

Como agir, quando a velha política está em crise, mas a nova ainda é incapaz de fazer valer as opções e desejos da sociedade?

Quem se interessa em compreender (e em construir…) o futuro da democracia terá, a partir de 10 de setembro, um novo fórum para enriquecer seu conhecimento, práticas e debates. Três instituições com importante reflexão sobre o tema — o Transnational Institute (TNI), de Amsterdam, o Centro de Estudos Cidade, de Porto Alegre e o Programa Latino-Americano de Educação à Distância em Ciências Sociais (Pled), de Buenos Aires — articularam-se para promover um curso virtual sobre Democracia Participativa, Crise do Capitalismo e Gestão Urbana. Ao contrário do que ocorre muitas vezes, não se trata de um exercício acadêmico. O curso promete polêmica.

Ele é provocador desde a apresentação (disponível em castelhano). Relembra que “no contexto da crise global, as instituições tradicionais da democracia representantiva exibem claros sinais de ineficiência crescente”. Mas alfineta: “os procesos de participação cidadã que floresceram nos anos 1990 estão numa encruzilhada”. Cita, em especial, os Orçamentos Participativos brasileiros: eles “alcançaram reconhecimento global, como proposta emblemática do potencial criador da democracia participativa”. No entanto, “há uma enorme distância entre a retórica e a prática, porque os setores populares nem sempre têm acesso às condições necessárias para ampliar sua capacidade de organização e inteligência estratégica”. Ao final, “muitos ativistas continuam repetindo, monocórdios, que ‘continuamos avançando’. Mas para onde?”

A partir de 10 de setembro, estes questionamentos serão tratados em doze módulos. Entre os temas específicos, estão as “fontes teóricas da democracia participativa” (módulo I), a “crítica dos conceitos de exclusão e segregação do espaço urbano (IV), “colapso do planejamento urbano das grandes cidades (V), “crise do capitalismo e inflexão do projeto neoliberal” (VIII), “alternativas progressistas ao conceito de ‘nova governança urbana’” (XI). Cada módulo irá se desenvolver por meio de conferências, leituras dirigidas, fóruns de discussão online e trabalhos individuais.

As inscrições estão abertas até 31 de agosto e podem ser feitas online, aqui. Todas as atividades do curso serão desenvolvidas em castelhano e inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar de nosso espaço. Seja um voluntário do OS Niterói.