quinta-feira, 15 de março de 2012

Brasília vai sediar a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC)

Controladoria-Geral da União
Assessoria de Comunicação Social

13/03/2012

A presidenta da Transparência Internacional, Huguette Labelle, esteve no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira (14), para comunicar à presidenta Dilma Rousseff que a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) será realizada em Brasília, entre os dias sete e dez de novembro deste ano. O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, também participou da audiência. A CGU representa o governo brasileiro na organização da próxima edição do evento, promovido pela Transparência Internacional desde 1983.

Considerado o mais importante fórum mundial para o debate e a troca de experiências referentes à prevenção e ao combate à corrupção, a IACC acontece de dois em dois anos. A edição mais recente foi realizada, em 2010, na Tailândia. Estima-se que a próxima conferência reúna aproximadamente 1.500 pessoas, de mais de 140 países, entre chefes de estado, representantes da sociedade civil e do setor privado, além de acadêmicos e jornalistas.

Labelle disse, logo após a audiência com a presidenta Dilma Rousseff, que a conferência a ser realizada no Brasil deve enfatizar a importância da participação de toda a sociedade civil, e não apenas dos governos, no combate à corrupção. “Vamos discutir o que precisa ser feito para mobilizar a todos. Devemos trabalhar juntos para que as pessoas de nossos países não tenham que viver com esse câncer. A corrupção está vinculada à pobreza, ao comércio ilegal, à evasão fiscal, à lavagem de dinheiro. E atinge países ricos e pobres.”

Já o ministro-chefe da CGU ressaltou que o fato de o Brasil sediar a próxima IACC não é por acaso. Segundo ele, o país vem dando ao mundo seguidos exemplos de ações efetivas no combate e na prevenção à corrupção. “E a realização, no Brasil, de um evento tão importante como esse é um reconhecimento do esforço que o nosso país está fazendo.” Entre outros exemplos desse esforço, Hage citou a Lei de Acesso à Informação, que entra em vigor no próximo mês de maio.

A 15ª IACC contará com o apoio da Amarribo Brasil e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2020-6740 / 2020-6850 / 2020-7271 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar de nosso espaço. Seja um voluntário do OS Niterói.